Mary de Sá. Blog

6 Perguntas Estratégicas para Alavancar suas Vendas

perguntas estratégicas

Se você trabalha com vendas, certamente já passou por experiências que não tiveram o resultado que você esperava. E muitas dessas experiências de vendas frustradas têm um fator em comum: a falta de um roteiro com perguntas estratégicas.

Antes de qualquer venda que você vá realizar é necessário:

  • Conhecer profundamente cada detalhe do produto e serviço que você oferece.
  • Analisar a sua concorrência e modelar a excelência de vendedores que são referência para você.

Mas essas duas etapas não vão servir de nada se você não conhecer o seu cliente. Você pode ser o vendedor mais carismático do mundo e saber todas as características incríveis do produto que vende. Se você não se conectar com os verdadeiros desejos e necessidades do seu cliente, você não vai concluir sua venda.

Para construir um relacionamento positivo com seus clientes você precisa estabelecer o rapport (técnica da Programação Neurolinguística para uma comunicação harmoniosa), exercitar sua escuta ativa e estruturar um roteiro passo a passo para conduzir de maneira eficaz seu processo de vendas.

6 Perguntas Estratégicas e Indispensáveis para Alavancar suas Vendas

Esse roteiro com seis perguntas estratégicas vai te ajudar a mapear sua estratégia antes da venda. É um exercício diário que você pode fazer com foco em seu cliente. Responda detalhadamente cada uma dessas perguntas.

Levante o maior número de respostas possíveis para ampliar o seu leque de soluções baseado nas necessidades concretas dos seus clientes e que tipo de experiência ou transformação futura o seu serviço ou produto vão conseguir promover para o seu cliente.

1) Quais problemas o seu cliente tem ou enfrenta no dia a dia?

2) Quais as suas maiores necessidades?

3) Quais questões precisam ser resolvidas?

4) Quais concorrentes precisam ser superados estrategicamente a fim de concluir esse negócio?

5) O que deve acontecer, da fase de pré-contato até a entrega final, para que esse cliente sinta-se completamente satisfeito?

6) O que é preciso para que ele se convença a comprar?

Se você não tem uma experiência prévia com o cliente que você vai negociar, ou não teve oportunidade de conversar com ele antes do processo de venda, aproveite o primeiro contato para perguntar essas questões diretamente para ele(a)! Escute-o(a) com toda a sua atenção. Calibre os microssinais que ele emite enquanto responde suas perguntas.

Colete essas informações valiosas antes de começar a falar sobre o seu produto ou serviço.

Foco no Cliente

E lembre-se: o seu objetivo final não é a venda. Ela será a consequência de uma experiência memorável e positiva para o seu cliente.  Seu foco deve estar em entregar soluções para problemas e dores e corresponder às expectativas de quem entrou em contato com você.

Faça a vida do seu cliente melhor, promova felicidade e bem-estar e você se tornará um vendedor extraordinário.

Espero que essas dicas tenham te ajudado. Agora me dê um feedback sobre quais são os seus maiores problemas no processo de vendas! Quero produzir um conteúdo cada vez mais útil para você!

Deixe seu comentário aqui e curta minha página no Facebook! Sempre coloco dicas de coaching por lá!