Mary de Sá. Blog

Como Influenciar Sua Equipe de Maneira Eficiente

Liderança é influência. Todos nós estamos bem acostumados com esse conceito. Via de regra é a palavra que geralmente define um líder.

 

E parece bem simples quando dizemos com toda força que líder é aquele que tem seguidores. E como conquistar seguidores? A maioria dos líderes está convencida de que, se forem seguidos, toda a equipe se beneficiará e seus objetivos serão alcançados. Simples assim.

 

Como nem tudo é o que parece, influenciar de maneira eficiente é sem sombra de dúvidas um grande desafio na liderança.

 

Na mente de muitos líderes, influenciar o modo de pensar, o jeito de agir de seus liderados é um processo longo e que consome muito tempo.

No entanto, estudos e pesquisas da psicologia positiva, criada por Martin Seligman, mostram que um líder pode realmente ajudar um colaborador pessimista a ver a luz no fim do túnel ou mudar as relações de trabalho nas empresas com atitudes positivas e para isso não é necessário um esforço de meses, pois ganhos significativos já podem ser obtidos em questão de horas.

 

Momentos de mudança transformam as conquistas da equipe

Momentos de mudança transformam as conquistas da equipe

Influenciar sua equipe de maneira eficiente, segundo pesquisas realizadas pelo Gallup Leadership Institute (GLI), da Universidade de Nebraska, Estados Unidos, requer criar momentos de mudanças que se transformam em marcos nas conquistas de uma equipe dentro de uma organização.

 

E como criar momentos de mudanças? Na prática da liderança coaching, os momentos de mudanças são aqueles em que o líder coach conversa frente a frente com seu liderado, de forma positiva, inspiradora, apontando para o aprendizado, mesmo quando as coisas não saem da forma prevista.

 

Estes momentos são denominados de “momentos de coaching”, onde são refinados os processos mentais e as estratégias criadas para gerar resultados. Se negativos, o líder coach deve focar nas novas opções de ações, se positivos, ele deve focar nos gatilhos mentais, nas estratégias que foram criadas para gerar sucesso.

 

——-

Agora que tal compartilhar sua opinião com os leitores do blog? Aproveite o espaço abaixo para deixar seu comentário.

 

Você também pode acompanhar o meu dia com artigos e dicas exclusivas através da minhaFanpage ou através do meu LinkedIn