Mary de Sá. Blog

Por Que Sua Ansiedade te Deixa Menos Produtivo?

produtividade

 

Você por acaso já se perguntou, porque anda pisando tão fundo no acelerador? Contra quem você está competindo na vida?

Se você é um daqueles profissionais que anda a 180 km hora, fazendo tudo ao mesmo tempo, e ainda assim, sua produtividade está caindo no trabalho e você se pega com dor na consciência por acreditar estar atrasado, ou avançando pouco em sua carreira, e até mesmo se sente constantemente aprisionado num sentimento de culpa por estar fazendo menos do que imagina que seria seu dever?

Seu coração parece que vai saltar do peito só de pensar que o prazo de entrega do projeto está diante dos seus olhos, enquanto, na verdade, faltam dois meses para entregá-lo?

Esses são sintomas clássicos da ansiedade.  

A Antecipação

Nessa de antecipar tudo na sua cabeça – acelerar seus pensamentos acreditando estar ficando para trás enquanto o mudo continua girando – você se sente tomado por uma necessidade de controlar as coisas. Não somente as coisas, mas também as pessoas, e muitas vezes sente uma forte pressão de colocar o mundo em ordem.

A ansiedade tem uma característica marcante que é levar a pessoa a querer ter tudo sob controle. Nada pode sair do previsto, os riscos têm que ser calculados e tudo tem que estar dominado.

“O sofrimento da antecipação não tem tamanho. O ansioso não sofre com a realidade, mas com a expectativa. “

Interessante notar que “a realidade não existe”, segundo Richard Bandler, criador da Programação Neurolinguística, “realidade é percepção e projeção”. Cada pessoa cria a sua. Portanto somente você mesmo pode descriá-la e recriá-la.

Ansiedade Sequestra sua Produtividade

É muito comum o ansioso não perceber que o sucesso não é uma meta, e sim um processo. É um movimento diário, que requer um passo de cada vez, com vários tombos pelo caminho. Como bem disse Bernard Shaw, “quem nunca errou, nunca fez coisa nenhuma”. Mas é preciso lembrar que os tombos são seguidos de vitórias.

A ansiedade antecipatória é uma sequestradora silenciosa da produtividade. É a raiz de boa parte dos males que enfrentamos cotidianamente.

Ela afeta 10 entre 10 pessoas, pegando fundo em várias formas de sofrimento:

  • insônia por conta de um compromisso no dia seguinte;
  • ganho ou perda de peso;
  • baixa produtividade no trabalho;
  • baixa autoestima;
  • o medo de sentir medo (síndrome do pânico);
  • autosabotagem;
  • falta de prioridades;
  • necessidade de querer agradar a todo mundo, entre tantas outras formas de sofrer.

A insatisfação no trabalho gera ansiedade e baixa produtividade, assim como sair do emprego e ficar desempregado pode gerar uma ansiedade ainda maior. E pior, ainda, quando arruma outro emprego fica ansioso porque não sabe se dará conta do novo desafio. É uma ciranda sem fim, a saga do ansioso.

E o que fazer diante disso?

Mas nem tudo está perdido. Quando você acorda da anestesia e diz pra si mesmo: BASTA! – Vou colocar ordem na minha vida e tirar o pé do acelerador.

  • Passar a me ocupar ao invés de me preocupar.
  • Deixar de catastrofizar as projeções de futuro e mudar as minhas percepções, me trazendo para o aqui e agora.

Os recursos para a cura da ansiedade são abundantes e oferecem diferentes soluções para os diferentes sintomas da ansiedade.

Mas você tem que estar disposto e propositado a alterar de verdade alguns hábitos de vida, mudar pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Essa mudança também é um processo assim como o sucesso. Requer atenção, coragem de mudar, vontade de mudar e muita experimentação de diferentes recursos para acalmar seu coração e aquietar sua mente.

  • Buscar a alegria na jornada ao invés da satisfação na chegada ao destino;
  • Revisitar seus valores e crenças;
  • Aprender a aprender novas formas de extrair prazer durante (lembrando que a vida não é estanque e sim um fluxo constante).

Vou disponibilizar para você  muitos recursos para a superação da ansiedade, pautados em trinta e sete anos de experiências bem sucedidas como terapeuta e coach.

Basta que se inscreva em meu canal do YouTube e me acompanhe para receber e participar de palestras online gratuitas que farei daqui pra frente, bem como de algumas dicas muito importantes para mudar de vez a sua vida e suas emoções.

Faça parte do meu Facebook e compartilhe comigo suas expectativas de mudança, para que eu possa contribuir nessa sua jornada de superação da ansiedade antecipatória. Vou disponibilizar novos posts semanalmente com temas que contribuem para sua liderança e sua vida em geral.

Conte comigo.