Mary de Sá. Blog

Você é um Chefe ou um Líder? Saiba a diferença!

Uma pesquisa publicada recentemente pela revista Exame aponta que 80% dos profissionais brasileiros não estão tão motivados assim no dia a dia no trabalho. Ou seja, isso significa que apenas 20% dos profissionais brasileiros estão engajados com o trabalho e focados em resultados.

Diante desse cenário desolador, como tornar a concorrência irrelevante num mercado competitivo como o nosso, em tempos de crise, se à frente dessas equipes de profissionais estiverem atuando chefes e não líderes?

Diferenças entre Chefe e Líder

Os tempos mudaram, mas realmente para muitos ainda não há um discernimento claro entre uma coisa e outra. O modelo arcaico de comandar pessoas já caiu em desuso há muito tempo, porém muitos que comandam equipes ainda não se deram conta da mudança.

A diferença entre ser chefe e ser líder é absolutamente significativa e afeta drasticamente os resultados esperados pelas organizações.

Chefe:

Ser chefe, é sem dúvida uma zona de conforto para os autoritários que entendem ser o seu  papel o de comandar pessoas, impor suas ideias e opiniões, dar ordens sem ouvir o ponto de vista dos colaboradores, ainda que eles tenham mais experiência e conhecimento na área do que ele.

  • O chefe, geralmente, por ter uma postura autoritária, dificilmente foca no bem estar da coletividade, é centrado em seu umbigo, centraliza o poder e foca somente em resultados, sem levar em conta as pessoas, tomando para si o jubilo dos resultados positivos de sua equipe, e responsabilizando os outros quando os resultados são negativos.
  • Sua arrogância e prepotência mantém as pessoas afastadas, desmotivadas e desinteressadas em realizar a estratégia do negócio. Infelizmente, ainda é comum ouvir do chefe frases como essas: “você é pago para fazer o que eu mando e não para pensar”, ou “aqui quem manda sou eu e você obedece”.

Ao contrário desse drástico modelo, nos deparamos com o que há de mais moderno e eficaz no mundo corporativo, principalmente naquelas empresas com foco em aprendizagem e desenvolvimento, a Liderança Coaching.

Líder:

O conceito atual sobre liderança nos é oferecido por Ken Blanchard, que possui a marca de mais de 18 mihões de livros vendidos sobre liderança:

 

Liderança é a capacidade de influenciar os outros pela liberação de seu poder pessoal  e potencial para impactar o bem maior.

 

Ou seja, a diferença começa aí, no conceito, na mudança de foco,do umbigo, para o bem maior, “aquilo que é melhor para todos os envolvidos”. Esse novo conceito reverencia as pessoas, não somente os resultados.

O verdadeiro líder é um líder positivo, coach,  inspirador e servidor. Seu propósito é desenvolver as pessoas e torná-las líderes de si mesmos. Libera e traz à tona o poder pessoal e o potencial de cada um da sua equipe, empoderando as pessoas, à medida que valoriza suas habilidades e competências.

  • É focado em soluções e resultados, mas não somente em resultados, ele também valoriza o bem-estar maior de todos os envolvidos.
  • Compartilha informações, o que eleva o nível de autoconfiança e autoimportância das pessoas, estimulando o sentimento de “estamos no mesmo barco”.
  • Ouve com empatia, sem retrucar ou impor suas ideias e opiniões.
  • Cria um ambiente positivo e sinérgico de trabalho, envolvendo as pessoas primeiramente através do coração, com a mente aberta e motivação para novas possibilidades.
  • Oferece constante apoio e atua como parceiro de negócio junto à sua equipe, o que eleva a ousadia, a criatividade e inovação.

 

Enquanto algumas pessoas já são líderes natos, outras precisam desse aprendizado para conduzir e orientar com proficiência suas equipes, aumentando os benefícios para as organizações, para os times e para si mesmo.

 

No nosso curso de Lider Coach, as pessoas aprendem a serem líderes coaches positivos, servidores e inspiradores de suas equipes, elevando a competência delas para um nível superior e aumentando exponencialmente os resultados dos negócios.
Conheça o nosso Curso de Líder Coach – inserido no PDL – Programa de Desenvolvimento de Líderes e escolha o melhor conteúdo que mais se adequa à sua necessidade e da sua empresa para ser um líder de sucesso.

——–

O que você acha desse conteúdo? Diga pra mim sua opinião! Como isso funciona no seu local de trabalho?